Tipos de empilhadeiras



As empilhadeiras são equipamentos para carregar cargas, e são divididas em diversos grupos, de acordo com o tipo de empilhadeira. Basicamente os grupos básicos de empilhadeiras costumam ser as empilhadeiras manuais, empilhadeiras elétricas e empilhadeiras a combustão, embora hajam diversos sub tipos de empilhadeiras.

Tipos de empilhadeira

Tipos de empilhadeira

Essa diversidade de tipos de empilhadeira se deve as diferentes necessidades de cada cliente, às diferenças de preço nos modelos, capacidade do modelo de empilhadeira, e até diâmetro para circular dentro dos corredores de porta-pallets de um galpão ou depósito. A seguir, confira alguns dos principais tipos de empilhadeiras:

Tipos de empilhadeira Elétrica

São empilhadeiras que são alimentadas através de energia elétrica de baterias. São recomendadas para locais abrigados da chuva, como depósitos, galpões, almoxarifados, câmaras frigoríficas. Esse tipo de empilhadeira é extremamente versátil, e possui a vantagem de ser extremamente silenciosa, por funcionar através de baterias. Normalmente as empilhadeiras elétricas possuem torre de elevação, isto é, a peça que possibilita erguer as cargas em pallets a metros do chão, permitindo coloca-las em prateleiras elevadas, embora haja tipos de empilhadeira elétrica que sejam específicos apenas para carregar pallets ao nível do solo.

Empilhadeira Elétrica

Empilhadeira Elétrica um modelo de economia e praticidade

Tipos de empilhadeira manual

É como são chamados os tipos de empilhadeiras que funcionam basicamente à partir da força motriz humana, isto é, todo esforço para movimenta-las é feito por força braçal. Apesar de serem movimentadas pela força humana, não é necessário uma força sobre-humana para ser um operador de empilhadeira manual, já que, por exemplo, as rodas e pneus de empilhadeiras manuais são dotados de sistemas de rolamentos que facilitam muito a movimentação do equipamento, e a torre de elevação conta com um sistema de roldanas que diminui muito o esforço necessário para se erguer uma grande carga com a empilhadeira manual.

Empilhadeira Manual

Empilhadeira Manual

Existem ainda variações dentre os tipos de empilhadeiras manuais, como as paleteiras, isto é, empilhadeiras manuais que operam apenas ao nível do solo, as empilhadeiras manuais com torre de elevação, e até certos tipos de empilhadeiras movimentadas manualmente, mas com o esforço de levantar as cargas por motores elétricos. São muito utilizadas em locações de empilhadeiras, pois possuem uma capacidade de carga relativamente grande e um custo não tão elevado.

Tipos de Empilhadeira a combustão

Empilhadeiras a gás

As empilhadeiras a gás são o tipo de empilhadeira a combustão que é movido a gás liquefeito. Basicamente, a vantagem deste tipo de empilhadeira mora no fato de possuírem mais capacidade de carga em relação às empilhadeiras manuais e elétricas. Em compensação, a desvantagem é que por serem do grupo de empilhadeiras que funciona a base de combustão, acabam emitindo fumaça e poluentes, o que pode ser ruim em locais fechados em longo prazo.

empilhadeira a gás

empilhadeira a gás

Empilhadeiras a diesel

AS empilhadeiras a diesel são outro dos tipos de empilhadeiras movidas a combustão. Sua vantagem primária é que o diesel é um combustível comum, e muito mais acessível que os cilindros de gás das empilhadeiras a gás. Além disso, sua capacidade operacional é geralmente maior que a das empilhadeiras a gás e de outros tipos de empilhadeiras.

empilhadeira a diesel

empilhadeira a diesel

Tipos de empilhadeiras portuárias

As empilhadeiras portuárias são empilhadeiras de grande escala, especializada para portos e capazes de transportar containers inteiros, especialmente para o carregamento e descarregamento de cargas de navios. Pode-se dizer que são as mais poderosas dentre os diversos tipos de empilhadeira, e são capazes de transportar diversas toneladas de mercadorias de uma só vez.

Empilhadeira Portuária

Empilhadeira Portuária

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Tipos de empilhadeiras”

  1. DORIEDSON LOPES BARBOSA disse:

    Prezados
    Sres., Gostariam de receber cotações de preços de empilhadeira movida a Gás, pois preciso comprar uma unidade. Cap.2 Toneladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *